A palavra traduzida para o português tem o significado de “segurar”, e atrelada ao termo patrimônio (bens, direitos, herança familiar).
Os holdings surgiram no Brasil em 1976 com a Lei n° 6.404, a lei das Sociedades Anônimas.
Além do holding ativo e da mista, tem outras classificações como o holding administrativo, holding de participação, holding patrimonial.
O holding patrimonial está relacionado a bens da família. Portanto, nesse texto, vamos focar em entender como funciona esta modalidade de gerenciamento de bens.
Holding Patrimonial
Empresa responsável por administrar e assegurar os bens da família, com a finalidade de organizar e controlar a carga tributária. Assim como qualquer outra empresa, o holding possibilita a participação de sócios, projeta atuação em lucros, bem como possui deveres tributários.
O holding pode começar com o intuito de organizar e agrupar todos os bens em um único formato, mas poderá crescer ao longo do tempo e de uma boa administração. Com a prosperidade o investidor multiplica seus ganhos e ainda facilita a divisão dos bens em caso herança, bem como separação de qualquer razão do corpo social.
Procedimentos e Estudos iniciais
Regime Tributário e Tributação
Assim como toda empresa, a holding patrimonial possuis obrigações fiscais e tributárias.
O Regime de Simples Nacional não é uma opção, pois não se enquadra em nenhum anexo de participantes, por se tratar da administração da usualidade de imóveis.
Ao gerar renda com os imóveis como o ato de alugar, por exemplo, e optar por declarar seus tributos de ganhos como pessoa física vai pagar muitos mais do que é preciso. Em comparação a economia tributária, é muito grande, falando apenas dos impostos sobre o faturamento, na PF a carga pode chegar até 27,5% de IR, enquanto na PJ chega ao máximo a 16,33%. Se considerar os demais impostos essa diferença é ainda maior. Com isso o lucro presumido é a opção tributária mais utilizada para Holding
A importância da contabilidade
Administrar empresas não é tarefa simples sem planejar corretamente cada passo, existem muitos detalhes que determinam como uma holding patrimonial vai caminhar e ter um contador pode tornar tudo perfeitamente possível.