Lafaiete Contabil - Contabilidade Ribeirão Preto

Matérias | Definição de Holding

Definição de Holding

A terminologia vem do inglês “to hold” significa segurar, controlar, manter.

Os holdings surgiram no Brasil em 1976 com a Lei n° 6.404, a lei das Sociedades Anônimas. Denota uma sociedade que visa a participar de outras sociedades, através da detenção de quotas ou ações em seu capital social, de uma forma que possa controlá-las.

Portanto, holding é considerado uma empresa que possui como uma das suas atividades constantes no objeto social participar de outras sociedades como sócia ou acionista. Com esta participação acaba por controlar a outra sociedade pelo volume de quotas ou ações detidas.

Holding puro, tem por objeto social apenas a participação no capital de outras sociedades, apenas uma controladora.

Holding misto, que além de ter por objeto participação em outras empresas, prevê a exploração de outras atividades empresariais.

Além da pura e da mista, são indicadas outras classificações como: holding administrativo, holding de participação, holding familiar.

O holding, poderá ser constituída na forma de sociedade anônima ou limitada, desde que respeitados os requisitos legais impostos a cada uma destas espécies societárias.

A opção da grande maioria dos holdings familiares acaba por ser pela limitada, por ter uma maior segurança em relação a um quadro societário fechado, e favorece os que desejam impedir o ingresso de terceiros estranhos ao quadro societário, mantendo apenas membros da família como sócios, já que este é o objetivo da constituição desta sociedade.