O planejamento societário é um recurso, que combinado a outros estudos oferece mais segurança e mantem a longevidade da empresa, garantindo a manutenção dos interesses de seus sócios.
Bem elaborado e coerente com as normas contábeis e tributárias, o planejamento societário evita futuros conflitos entre os sócios e da sociedade frente a eventuais sucessões, distinguindo os bens do patrimônio pessoal dos bens do patrimônio da empresa, evitando com isso, uma possível confusão patrimonial em que a empresa e seus sócios possam ficar vulneráveis em uma ação fiscal, tributária ou trabalhista. Isso pode também, caracterizar uma estrutura bem organizada diante do mercado e trazer assim uma valorização maior da empresa e estimular o interesse de novos investidores.
Esse tipo de planejamento permite uma reestruturação quanto a negociações em andamento relativas à expansão, divisão ou fusão da sociedade, e incorporação de novos membros. Aumenta também a valorização da empresa para uma futura alienação, proporciona a efetivação de parcerias estrategicamente estudadas e analisadas, e ainda, traz componentes para uma maior facilidade na obtenção de crédito perante as instituições financeiras e fornecedores.
Fonte: http://www.institutomillenium.org.br/artigos/ptplanejamento-societrio/